AJUDAR OS JOVENS A IREM A DIREITO

Michael DeLeon e a sua equipa de Steered Straight entregam à juventude em 47 estados dos EUA.

Michael DeLeon e a sua equipa Steered Straight viajam nos EUA a ensinar os jovens a verdade sobre as drogas para lhes dar um futuro mais brilhante.

Durante mais de 18 anos, Michael DeLeon viajou pelos Estados Unidos da sua cidade natal de Nova Jérsia para ensinar os jovens a verdade sobre as drogas. O seu propósito: ajudar os jovens a evitar os erros que ele cometeu como ser um viciado em cocaína, que se tornou viciado em heroína, que se tornou membro dum gangue.

“Não quero que o meu passado seja o futuro deles”, declarou o DeLeon. “Fiz muitas coisas más. Magoei muitas pessoas. Violei quase todas as leis escritas e passei quase 14 anos na prisão e em centros de reabilitação pelos crimes que cometi e por outros que não cometi, mas sou responsável.”

DeLeon fundou Steered Straight em 2000, um programa que alcança as crianças, adolescentes e jovens para os ajudar a tornarem‑se conscientes das escolhas da sua vida e consequências das suas ações. Agora ele tem uma equipa de oradores que atravessam os EUA, apresentando uma mensagem de prevenção realista e poderosa. Quando ele fala em escolas, ele partilha a sua história real, sem esconder nenhum detalhe horrível.

“Já viajei pelo estado de Nova Jérsia e todo o país a fazer a diferença nas vidas das pessoas por partilhar a minha história e educar a juventude nisso.

“Isto tornou‑se a minha missão da vida. Não o faço pelos elogios. Nem por respeito. Faço porque me foi dada uma nova vida por um Deus que quer muito de mim”, disse DeLeon.

Como parte das suas atividades, ele produziu quatro documentários premiados. O seu primeiro vídeo foi As Crianças Estão a Morrer. Para este, ele entrevistou 137 jovens em Camden, Nova Jérsia e Filadélfia, Pensilvânia, que estavam viciados em heroína. Ele descobriu que todos eles tinham fumado marijuana, cigarros, vapor ou cigarros eletrónicos e beberam álcool quando eram menores antes de passarem para a heroína.

À procura de informação sobre as drogas para a sua filha, ele descobriu o Mundo sem Drogas em 2012. Ele começou a usar o documentário A Verdade sobre as Drogas: Pessoas Reais, Histórias Reais e os anúncios de serviço público “Eles Disseram/Eles Mentiram”. Em breve, ele incorporou A Verdade sobre as Drogas nos seus seminários diários às escolas. DeLeon, o maior fã autoproclamado do Mundo sem Drogas, assinou uma parceria com o Mundo sem Drogas e em breve colocou o logótipo do Mundo sem Drogas na sua caravana que o leva de estado em estado.

“Todos eles me disseram que a ÚNICA razão porque vieram foi porque os seus filhos chegavam a casa e não conseguiam parar de falar sobre a minha visita à sua escola.”

Os seminários de DeLeon levam as pessoas a falarem, como ele explica: “Em Monmouth County, Nova Jérsia, uma sociedade muito abastada com o segundo maior nível de consumo de heroína no estado, tinha muitos pais que vinham para uma sessão da noite para um seminário de consciência sobre as drogas. Todos eles me disseram que a ÚNICA razão porque vieram foi porque os seus filhos chegavam a casa e não conseguiam parar de falar sobre a minha visita à sua escola. Eles tiveram conversas com as crianças sobre as drogas e o álcool enquanto menores de idade, conversas que nunca tinham tido antes.

“Recebo centenas de e‑mails, mensagens nas redes sociais e cartas de alunos, pais e educadores sobre a diferença que estou a fazer com os alunos e staff.”

A juventude que ele alcança nas escolas diz‑lhe que eles agora percebem que a toxicodependência pode acontecer a qualquer pessoa e partilham as histórias da sua própria toxicodependência ou dum membro da família.

Quando ele tem alunos que lhe dizem que já não vão experimentar a marijuana ou outras drogas por causa da sua apresentação, ele diz que é o que está em causa nos seus esforços.

Tendo agora chegado a mais de 7 milhões de jovens em 47 estados com a sua história e os vídeos de A Verdade sobre as Drogas, bem como a distribuição de mais de 290 000 folhetos de A Verdade sobre as Drogas, DeLeon não vai parar até que saiba que todas as crianças foram alcançadas com a mensagem de como as drogas arruínam uma pessoa e a sua vida. “Não quero influenciar apenas uma criança, quero influenciá‑los a todos.”


SALVAR AS VIDAS DOS JOVENS

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educacionais disponíveis gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.