A maior parte destes produzem efeitos semelhantes aos anestésicos, que diminuem as funções do corpo. Depois de uma elevação inicial e perda da inibição vem a sonolência, mal–estar, dores de cabeça e a agitação do estômago.
Os produtos químicos são absorvidos rapidamente através dos pulmões para a corrente sanguínea e alcançam rapidamente o cérebro e outros órgãos, causando às vezes danos físicos e mentais irreversíveis.
Os consumidores inalam os vapores químicos directamente de recipientes abertos (“cheirar”) ou respiram os vapores de panos banhados em produtos químicos (“inalantes”). Alguns borrifam as substâncias directamente para dentro do nariz ou da boca ou vertem–nas no pescoço, mangas ou punhos e cheiram–nas periodicamente. Na “inalação,” o consumidor pode inalar vapores de substâncias dentro de uma bolsa de plástico ou de papel. Inalar numa área fechada aumenta bastante as possibilidades de asfixia.
Os “poppers” e os “whippets”, que são vendidos em concertos e discotecas são compostos de produtos químicos venenosos que podem prejudicar permanentemente o corpo e o cérebro.