“CYCLORUN” SEM DROGAS MUDA A ATITUDE DUMA NAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS DROGAS

Os atletas partem da cidade de Moravské Budějovice, com crianças da escola a juntarem‑se.

Durante 15 anos seguidos, corredores e ciclistas reuniram‑se a uma maratona para apoiar uma vida sem drogas e contribuir para uma queda nacional nas taxas de consumo.

A República Checa está a afogar‑se em drogas. Numa população de 10 milhões de pessoas, 80 mil são toxicodependentes crónicos. E com um total de 28% da população a consumir marijuana — mais de 60 mil consomem diariamente — a República Checa está classificada com o maior consumo de marijuana de qualquer país na Europa.

O Vlastimil Špalek reconheceu que a única resposta real é uma educação eficaz sobre as drogas. Ele decidiu tomar uma posição pessoal para deter a epidemia e usar o desporto e atletas como meios para a sua mensagem antidrogas.

Assim foi que em 2003, o Špalek e a sua equipa começaram um evento nacional chamado “Corrida para uma República Checa sem Drogas”. Os maratonistas correram de cidade em cidade, distribuindo os folhetos de A Verdade sobre as Drogas. Ao ver os resultados, o Špalek reparou que os jovens estavam sedentos por informações honestas sobre as drogas e decidiu expandir o alcance da campanha através de adicionar um segundo elemento: a bicicleta. Então, nasceu a primeira “Cyclorun” (corrida de bicicletas).

A 15.ª Cyclorun anual deste ano começou na cidade de Orlová e terminou 12 dias e 1250 km mais tarde. Os atletas visitaram 38 cidades e alcançaram mais de 120 mil jovens e cidadãos da República Checa com a verdade sobre as drogas. Para além das cerca de 3 milhões de pessoas alcançadas através dos jornais, televisão, rádio e internet. Em cada cidade, as autoridades locais juntaram‑se ao assinarem a declaração “Diga Não às Drogas”.

O Vlastimil Špalek reconheceu que a única resposta real é uma educação eficaz sobre as drogas. Ele decidiu tomar uma posição pessoal para deter a epidemia e usar o desporto e atletas como meios para a sua mensagem antidrogas.

Depois de anos de trabalho duro, eles mudaram a atitude em relação às drogas no país — o governo agora defende a educação das drogas e apoia o Mundo sem Drogas.

Mais significativamente, o consumo de drogas por todo o país tem diminuído: de acordo com o relatório anual do governo, o número de viciados em drogas pesadas caiu pela primeira vez em 8 anos e o consumo de álcool entre as crianças menores de 16 anos também diminuiu.

“Isso é o que é mais importante”, disse o Špalek. “Sabia que este programa tinha o potencial de salvar inúmeras vidas. E tem mesmo. É por isso que nunca desisti de lutar contra as drogas.”


FACTOS

O QUE UM ANO PODE FAZER
Quantas pessoas podem ser educadas num ano? Aqui estão os resultados de 12 meses do Mundo sem Drogas.

187

ESTAÇÕES

transmitiram os nossos anúncios de serviço público Eles Disseram, Eles Mentiram a uma estimativa de 113 milhões de pessoas.

5024

ESCOLAS

mundialmente receberam os materiais ou conferências do Mundo sem Drogas dissipando os mitos das drogas com a verdade.

236 164

ALUNOS

educados sobre A Verdade sobre as Drogas e fortalecidos para escolherem uma vida sem drogas.

21 119 024

VISITANTES

no site naoasdrogas.pt para acederem a recursos gratuitos e eficazes da educação sobre as drogas.

222 998 328

PESSOAS

alcançadas só no ano passado, com distribuições de folhetos, seminários educativos e os média.


FAÇA UM DONATIVO

Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educativos disponíveis gratuitamente para escolas, organizações da juventude e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.