A VERDADE SOBRE AS DROGAS SINTÉTICAS
A Fundação para um Mundo sem Drogas do Japão dissipa as mentiras ao promover as drogas de designer como «inofensivas»

A marijuana sintética é chamada de dappo habu no Japão — «drogas que contornam a lei» — e o seu nome benigno pode ser um fator significante em diminuir a consciencialização do público sobre os seus efeitos prejudiciais. Contudo, de janeiro a maio de 2012, foram relatadas mais de 100 visitas às salas de urgência que estavam relacionadas com drogas sintéticas.

Numa campanha para elevar a consciência pública dos perigos da droga, Nao Mazaki, diretor da filial japonesa da Fundação para um Mundo sem Drogas, calculou primeiro as atitudes para com a droga, principalmente entre os jovens — o alvo primário dos fabricantes da droga sintética.

No Japão as drogas sintéticas são vendidas por traficantes em máquinas de venda.

Uma sondagem de 2012 a 6150 estudantes de escolas secundárias em Tóquio e próximas Saitama e Kanagawa descobriu que muitos estudantes consideravam que a posse e consumo de drogas sintéticas «uma questão de escolha individual» e «não é mau se não for contra a lei».

Para além disso, quase o dobro dos estudantes das escolas secundárias relataram que tinham consumido drogas sintéticas.

«Os jovens poderiam comprar drogas sintéticas na rua, na Internet e até mesmo em máquinas de venda no exterior das suas escolas», disse Mazaki.

Mazaki descobriu que a falta de conhecimento dos perigos das drogas sintéticas era um problema não só com os estudantes mas também com os professores. «Fui surpreendido por um professor que disse: “Achava que está bem tomar a erva, pois é chamada uma erva”.»

Mais pesquisa ao conhecimento dos professores sobre estas substâncias revelou que 30% não poderia explicar os efeitos prejudiciais das drogas sintéticas, enquanto 63% disseram que eles poderiam «explicar mais ou menos» e que 84,4% saudaram a educação sobre o prejuízo das drogas sintéticas.

Os voluntários de Mundo sem Drogas alcançam milhões de pessoas com A Verdade sobre as Drogas através de presenças em rádio e televisão transmitidos por todo o Japão.

Em resposta, Mazaki aumentou os seus esforços para levar a verdade sobre as drogas sintéticas tanto aos estudantes como aos professores. Ela uniu forças com a organização de prevenção do crime nacional Associação de Segurança Yomiuri por Todo o Japão, afiliado com o maior jornal do país, Yomiuri Shimbun. Através desta parceria, o programa de A Verdade sobre as Drogas tornou-se um componente oficial das apresentações da organização nas escolas.

Através dos seus próprios programas, Mazaki e a sua força de voluntários distribuíram 2,4 milhões de folhetos de A Verdade sobre as Drogas, coordenando 800 eventos, e entregaram conferências de educação sobre as drogas e apresentações a cerca de 50 000 estudantes. A mensagem também chegou pelas divulgações televisivas nacionais e nas publicações impressas com uma circulação combinada de mais de 30 milhões.

O Membro da Câmara dos Conselheiros, Hirotaka Ishikawa, publicou um acusar de receção ao trabalho de prevenção das drogas de Mazaki e à Fundação para um Mundo sem Drogas:

«Como resultado das suas atividades educacionais a ampla escala, tendes protegido milhares de jovens dos efeitos mortais destas substâncias anteriormente desconhecidas... As vossas ações têm contribuído consideravelmente para fortalecer as medidas educacionais e legais contra a proliferação das drogas sintéticas. A sua valiosa contribuição para ajudar a salvaguardar a juventude nipónica contra os prejuízos das drogas deveria ser grandemente louvado.» ■

— Membro da Casa dos Conselheiros, Hirotaka Ishikawa
A Fundação para um Mundo Sem Drogas do Japão levou A Verdade sobre as Drogas a 50 000 estudantes em 200 escolas.


FACTOS
Criar Drogas «Legais»

Para compreender o que é a erva sintética e outras drogas sintética, uma pessoa tem que saber o que é uma «droga de design».

Uma droga de design é uma versão sintética de uma droga ilegal. A sua composição química é ligeiramente alterada para evitar a classificação como ilegal. É essencialmente uma experiência por um químico clandestino para criar uma nova droga «legal».

Quando as forças da lei apanham a droga sintética e a banem, os químicos clandestinos criam outra versão alterada que agora escapa a classificação de «ilegal». E assim o ciclo repete-se.



A EDUCAÇÃO EFICAZ SOBRE AS DROGAS SALVA VIDAS

Apoie a Fundação para um Mundo Sem Drogas e ajude a proteger vidas jovens da destruição das drogas. As suas contribuições permitem-nos tornar os nossos materiais educacionais disponíveis gratuitamente a escolas, organizações juvenis e outros grupos e indivíduos. O seu generoso apoio ajuda a fornecer aos jovens os factos de que eles precisam para viverem vidas saudáveis e livres de drogas.