Rohypnol é um tranquilizante aproximadamente 10 vezes mais potente do que o Valium. A droga está disponível como um comprimido branco ou verde–oliva e é normalmente vendido na embalagem de bolha do fabricante. Os consumidores esmagam os comprimidos e inalam o pó, salpicam–no na marijuana e fumam–no, dissolvem–no em uma bebida ou injectam–no.
ROHYPNOL
EFEITOS DO ROHYPNOL
Rohypnol tem sido usado para cometerem assédios sexuais porque deixa a vítima incapaz de resistir, dando–lhe a reputação de uma droga para “encontro para assédio sexual”.
Os consumidores de Rohypnol muitas vezes descrevem os seus efeitos como “paralisantes”. Os efeitos começam de 20 a 30 minutos depois de tomar a droga, o ápice acontece após 2 horas e podem persistir entre 8 ou até 12 horas. Uma pessoa pode ficar tão incapacitada (incapaz de agir) que desfalece. Eles caem no chão, com olhos abertos, capazes de observar acontecimentos, mas completamente incapazes de se moverem. Posteriormente, a memória é prejudicada e não se conseguem lembrar de nada do que aconteceu.
A pessoa experimenta perda de controlo muscular, confusão, sonolência e amnésia.
O Rohypnol é vendido na Europa e América Latina como um comprimido para dormir, mas é ilegal nos Estados Unidos.
NOMES DE RUA
REFERÊNCIAS
- “Drug Scheduling,” U.S. Drug Enforcement Administration
- “Selected Prescription Drugs with Potential for Abuse,” National Institute on Drug Abuse
- International Narcotics Control Board
- Office of Drug Control Policy
- “Prescription Sedatives & Tranquilizers,” Partnership for
a Drug-Free America - Statement by Leonard J. Paulozzi before Senate Judiciary Subcommittee on Crimes and Drugs, 12 March 2008
- Center for Substance Abuse Research
- National Survey on Drug Use and Health 2007
- Suicidality, violence and mania caused by SSRIs: A review and analysis, P. Breggin.
- “Depressants,” US Department of Health & Human Services and SAMHSA’s National Clearinghouse for Alcohol & Drug Information
- “Prescription drugs a gateway for teen drug abuse,” Houston Chronicle, 4 September 2008