Índice

DOWNLOAD GRÁTIS

A Verdade Sobre o Fentanil

UMA HISTÓRIA CURTA DO FENTANIL

O fentanil foi desenvolvido como uma droga médica em 1959 e aprovado para uso médico em 1968. Foi usado pela primeira vez em hospitais como injeção para dor severa ou em fórmulas anestésicas para cirurgia. Devido ao potencial vício do fentanil, este é principalmente prescrito apenas para dor severa nos cuidados do fim da vida, tal como em pacientes com cancro terminal.1

Na década de 1990, o adesivo de fentanil foi aprovado e, em 1998, o fentanil começou a ser distribuído em forma de pastilha. Após esses lançamentos, pequenas quantidades destas fórmulas foram desviadas de instalações médicas e vendidas ilegalmente na rua, resultando num pequeno número de mortes por overdose todos os anos.

MORTES POR OVERDOSE

Em 2006, um aumento dramático nas mortes por overdose relacionadas com o fentanil começou a ser registado nos Estados Unidos. Estas foram rastreadas a um laboratório ilícito em Toluca, México. Quando este laboratório foi fechado, o número de mortes voltou a níveis baixos.2

Depois, em 2013, as mortes começaram a aumentar novamente à medida que os laboratórios na Ásia fabricavam fentanil em grandes quantidades.1 Organizações estabelecidas de narcotráfico começaram a importar fentanil desses laboratórios, muitas vezes adicionando fentanil à heroína, metanfetamina, cocaína e medicamentos falsificados. À medida que os padrões de tráfico se expandiram, as mortes por overdose voltaram a aumentar.

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças estimam que as mortes anuais relacionadas com o fentanil sejam superiores a 70 000. Durante um ano, estima‑se que 84 por cento das mortes por opiáceos envolviam uma droga da família fentanil.

MAIS FORTE DO QUE O FENTANIL

Fentanil
Carfentanil: 100x mais potente

Existem dezenas de drogas relacionadas com o fentanil, algumas delas ainda mais fortes. Por exemplo, o carfentanil é 100 vezes mais poderoso do que o fentanil e é usado para tratar elefantes. No entanto, os traficantes acrescentaram‑no às drogas destinadas às pessoas, causando milhares de mortes.