A cocaína é a segunda droga ilegal mais traficada no mundo. As mais recentes estatísticas mostram que as apreensões internacionais de cocaína continuam a crescer e agora totalizam as 756 toneladas métricas, a maior quantidade de drogas apreendida na América do Sul, seguida da América do Norte.
De acordo com o European Monitoring Centre on Drugs and Drug Addiction (Centro Europeu de Supervisão de Drogas e Toxicodependência), a cocaína é também a segunda droga ilícita mais usada na Europa. Uma estimativa diz que jovens de 15 a 34 anos num total de 7,5 milhões de jovens usaram cocaína pelo menos uma vez na vida, 3,5 milhões no ano passado e 1,5 milhões no mês passado.
Nos Estados Unidos, a Pesquisa Nacional da Toxicodependência e Saúde de 2006 relatou que 35,3 milhões de americanos com idade de 12 anos e acima relataram ter consumido cocaína. Entre os jovens adultos na idade de 18 aos 25 anos, a taxa do ano passado era de 6,9%. Entre os estudantes da escola secundária, 8,5% dos alunos do 12.° ano usaram cocaína nalgum momento das suas vidas, conforme o Estudo do Controlo do Futuro de 2006, feito pelo National Institute for Drug Abuse (Instituto Nacional para a Toxicodependência).
Nos Estados Unidos, a cocaína continua a ser a droga ilegal mais frequentemente relatada à Drug Abuse Warning Network (Rede de Alerta da Toxicodependência) pelos departamentos de emergência hospitalar. Foram relatadas 448.481 visitas ao departamento de emergência que envolviam cocaína em 2005.