MANDATO DA VERDADE SOBRE AS DROGAS POR TODA A FORÇA AÉREA COLOMBIANA
O programa educativo sobre as drogas já chegou a dezenas de milhares de pessoas em três ramos das forças armadas da Colômbia: o exército, marinha e polícia militar e o Mundo sem Drogas da Colômbia começou um projeto ambicioso com a força aérea para chegar a todos os soldados desse ramo.
Num país com o serviço militar obrigatório para todos os homens com 18 anos, chegar ao ramo militar é o mesmo que chegar à sociedade.
“Não é apenas sobre os militares, trata‑se de toda a sociedade, porque os militares são parte da sociedade”, afirma o Diretor do Mundo sem Drogas da Colômbia. “Esses jovens vão para o exercito, ficam um a dois anos e depois voltam para casa. Enquanto fazem o seu trabalho de heróis, eles têm muita dificuldade. Estão longe das suas famílias e num novo ambiente. Eles vão para as montanhas e fazem todo o tipo de coisas que os militares fazem. Muitas vezes eles tentam encontrar maneiras para desconectar, para esquecer o que estão a fazer. Muitas das vezes a ‘solução’ são as drogas.”
O Major‑General Jorge León González Parra, Chefe da Segurança e Defesa da Força Aérea Colombiana, está determinado que os seus heróis irão encontrar uma solução melhor. Ao ouvir falar dos sucessos do Mundo sem Drogas noutros ramos, o General González solicitou um programa de treino piloto para 100 oficiais da Força Aérea, incluindo capelães, conselheiros e oficiais de recursos humanos.
Porque os comentários após o treino foram 100% positivos, ele estendeu a instrução para toda a força militar.
“Com esta metodologia nova podemos torná‑los conscientes de como as drogas são perigosas. O meu interesse é dar alguma esperança para eles, replicar esta informação e trabalhar nisso”, disse ele.
O Major‑General ordenou que todas as bases da Força Aérea no país enviassem dois oficiais de recursos humanos para serem treinados como instrutores do currículo da Verdade sobre as Drogas. Desde então, o Mundo sem Drogas da Colômbia treinou instrutores de todas as bases.
Os novos especialistas do Mundo sem Drogas regressaram às suas bases e estão a treinar os soldados e estão a entregar o programa da Verdade sobre as Drogas nas escolas locais.
Por testemunhar os resultados até agora, o Diretor do Mundo sem Drogas da Colômbia prevê um futuro mais brilhante para todos os soldados e todo o exército. “Ao ritmo que as coisas estão a ir, antes do final do próximo ano, o General vai ter o seu desejo: todos os soldados da força aérea iram saber a verdade sobre as drogas.”
ENTRAR EM AÇÃO
O Jesse Encontra uma Vocação com A Verdade sobre as Drogas
O Jesse foi ordenado pelo tribunal para fazer o programa educativo da Verdade sobre as Drogas e voltar com um certificado da completação.
Quando ele ligou para a Fundação, ele entrou em contacto com um instrutor on‑line e começou imediatamente no currículo virtual completo. 19 horas de curso mais tarde e ele voltou para informar sobre a sua completação.
“Este curso deu‑me uma compreensão muito melhor de como as drogas são prejudiciais. Foi realmente incrível! Ainda bem que me disseram para fazer este programa.” Embora o Jesse já não tome drogas há quase três anos, ele sentiu‑se sortudo por ter aprendido tanto.
O Jesse agora quer compartilhar esta informação com os outros. Ele tem estado em contacto com voluntários locais perto de Houston, Texas e tem enviado os seus próprios materiais para espalhar A Verdade sobre as Drogas mais além.
A aula virtual abrange o currículo completo e está aberta para todos. Se você também gostaria de fazer o currículo on‑line ou gostaria de se voluntariar escreva‑nos.
FAÇA UM DONATIVO
Apoie a Fundação para um Mundo sem Drogas e ajude a proteger as vidas dos jovens dos efeitos destrutivos das drogas. As suas contribuições permitem‑nos tornar os nossos materiais educativos disponíveis gratuitamente para escolas, organizações da juventude e outros grupos e indivíduos. O seu apoio ajuda a fortalecer as pessoas com os factos de que elas precisam para viverem vidas saudáveis e sem drogas.